quarta-feira, 22 de julho de 2015

FESTA DE N. S. AUXILIADORA

O antigo Morro da Roseta, era uma pequena povoação bem próxima do centro da cidade de Laguna, formada por pequenas casas de madeira, não mais de dez. Lares de alguns pescadores e operários que viviam com suas famílias.

A doutrina cristã era ensinada por uma pessoa cheia de sabedoria: D. Tomázia Izaltina de Souza, que reunia as crianças todos os dias em sua casa para catequizá-las. O grupo de crianças foi crescendo cada vez mais, então D. Tomázia não tardou a convidar duas catequistas da matriz Santo Antônio para ajudá-la.

Eram elas: Nayl Ulysséa e Maria Cabreira, que aos domingos passaram a ajudar D. Tomázia a dar catequese as crianças.

As três abnegadas catequistas foram percebendo que havia necessidade de conseguir uma casa para abrigar as crianças da localidade e evangelizá-las. Procuraram o Pe. Bernardo Philippi, então vigário da Paróquia Santo Antônio que autenticou uma lista para conseguir ajuda em forma de donativos dos moradores e comerciantes católicos.

Com o dinheiro adquirido, 15 mil réis, em moeda da época, compraram uma casa para ser a primeira capela do bairro.

Primeira Capela - Ano 1938

Com a casa comprada elas pensaram em conseguir uma imagem de um santo para ser o padroeiro do bairro. Novamente procuraram o Pe. Bernardo Philippi. 

Ele atendeu-as lembrando que no forro da Igreja Matriz, havia uma imagem de Nossa Senhora, muito antiga e necessitando de reparos. Doou a imagem às abnegadas catequistas e D. Nayl Ulysséia restaurou a imagem que por coincidência era a imagem de Nossa Senhora Auxiliadora, que veio a ser a padroeira de uma comunidade que necessitava de auxílios, tanto materiais, como espirituais.

Em novembro de 1938, a imagem de Nossa Senhora Auxiliadora foi trasladada, em enorme festividade e pompa, da residência de senhor Saul Ulysséia, situada hoje na Praça República Juliana, em um andor, acompanhada por centenas de fiéis e com acordes sacros da banda musical União dos Artistas.

No dia quatro de dezembro do mesmo ano, em clima natalino foi realizada a primeira missa na capelinha de Nossa Senhora Auxiliadora pelo Pe. Bernardo Philippi.

Dois anos após, em maio de 1940, foi realizado a primeira festa oficial de Nossa Senhora Auxiliadora.

Nesta oportunidade aconteceu a missa de primeira comunhão de 26 crianças preparadas pelas catequistas Tomázia Izaltina de Souza e irmã Ismália, diretora do colégio Stella Maris. A cada ano que passa a festa de Nossa Senhora Auxiliadora ganha mais devotos e se torna muito frequentada, inclusive recebendo fiéis de outras comunidades, tonando-se assim, uma das maiores festas religiosas da região. 

Nas fotos, respectivamente, a primeira capelinha , o antigo prédio da igreja e o atual

Referências Bibliográficas

Sites e Blogs:

Blog do Valmir - Laguna.

Livros:

Nossa Senhora Auxiliadora, (Maio 2006, Bairro Progresso - Laguna SC).

CDs:

Devoção à Maria, (Festa de Nossa Senhora Auxiliadora, Bairro Progresso - Festeiros 2008).

Outros:

Perfil da Capela N. S. Auxiliadora, Facebook