segunda-feira, 15 de junho de 2015

FESTA DE SANTO ANTÔNIO

A história de Santo Antônio tem início em 1676, no mesmo ano em que Laguna foi fundada pelo bandeirante Domingos de Brito Peixoto, chamando-se naquela época de "Laguna de los Patos".

Após chegar em "Laguna de los Patos", o bandeirante Domingos de Brito Peixoto manda construir uma capela dedicada a Santo Antônio, sendo que nesta capela deveria estar a imagem do santo.

Um tempo depois foi encontrado uma imagem nas praias de Laguna que substituiu a antiga até 1792. Mais tarde a irmandade de Santo Antônio resolve trocá-la por uma nova que permanece lá até os dias atuais.

A capela construída em 1696, hoje é Igreja Matriz e deste então é realizada a "Trezena" cantada em Latim, que inicia em 01/06 e vai até 13/06 que é o dia do padroeiro da cidade.

Hoje são distribuídos três diferentes tipos de lembrancinhas: Uma nas Trezenas uma na Missa Infantil e outra na Procissão dos Carros, que são mantidas em segredos até o dia da entrega, em 1858 as trezenas já eram orquestradas e na década de 40 foi inaugurado o coral Santo Antônio que canta músicas tanto em Português quanto em Latim.

A Trezena emociona muitas pessoas até mesmo aquelas que não são católicas, além das festas acorre na Terça-Feira a missa em devoção a Santo Antônio. "A festa de Santo Antônio é um momento de fé dos lagunenses", conta Marega.
  
Santo Antônio dos Anjos, por: Desconhecido
Santo Antônio dos Anjos, por: Desconhecido