sábado, 21 de junho de 2014

SAMBAQUI / MORRO DO PERALTA

O que você faria se descobrisse um sítio arqueológico no local onde foi construída sua casa? Certamente ficaria assustado ou curioso, não é mesmo? Bem, este fato aconteceu na localidade do Morro do Peralta em Laguna, Santa Catarina. Rogério Mota, morador do local, encontrou um sambaqui no seu quintal.

Depois de averiguado que se tratava de um sambaqui, foi realizado o salvamento emergencial. Foram escavados e retirados dois esqueletos humanos do sexo feminino, além de vários outros vestígios de arqueofauna e material lítico, analisados em laboratório.

A pesquisa arqueológica no Sambaqui Morro do Peralta ocorreu em abril de 2007. O trabalho de campo foi realizado em cinco dias, do dia 9 a 13 de abril. O início da pesquisa começou no local onde apareceram dois sepultamentos, em frente a casa do Sr. Rogério Mota, proprietário do terreno. Ali foram delimitadas quatro quadrículas, escavadas até o nível dos sepultamentos. Em seguida, foram marcadas as peças de superfícies e realizados os caminhamentos nas áreas de entorno para averiguar a existência de mais algum vestígio. Os sepultamentos apresentavam acompanhamento funerário, composto de moluscos, material lítico lascado e restos de peixe. 

Imagem: GRUPEP-Arqueologia

Fonte: GRUPEP-Arqueologia.